domingo, 24 de agosto de 2008

Livros: Twilight


Crepúsculo

A primeira vez que cheguei perto de saber que esse livro existia foi em uma comunidade musical na populosa ilha chamada Orkut, no tópico mostrava que uma canção da banda Muse estava entre as músicas da playlist da autora de uma série de livros famosos no estrangeiro, algumas pessoas comentaram que a série seguia a mesma linha dos livros de Harry Potter (de J.K. Rowling), o motivo pelo qual eu não me interessei de imediato (sem ofensa, mas não gosto do Potter), com o passar do tempo e com o inicio das aulas eu fui esquecendo, isso até eu acessar um site Português de filmes de terror(?) e me deparar denovo com esse título, ler a sinopse e assistir ao trailer, foi só uma questão de dias para adiquirir o livro. Ainda não tinha tido a oportunidade de ler um livro com o tema Vampiro e posso dizer que Crepúsculo despertou minha sede (e não por sangue) para esse tipo de literatura. A autora Stephenie Meyer diferentemente do que todos pensam não se inspirou nos contos Vampirescos de Annie Rice, mas sim nos livros de Jane Austen (Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceitos, adaptados para o cinema pelos diretores Ang Lee e Joe Wright, respectivamente) isso mais a influência de um sonho, nele um garoto e uma garota conversavam apaixonadamente em uma clareira, rodeados pelo verde da floresta e iluminados pelo sol tímido do inverno, a garota era comum, o garoto um vampiro que a luz do dia (não ele não arde em chamas ou vira pó) refletia pequenos pontos luminosos em sua pele. Com esse fio condutor ela começou a escrever Crepúsculo e o lançou em 2005, hoje é um best seller e aqui no Brasil está na mesma rota ficando entre os 10 Livros mais vendidos da Revista Veja. Com essa mágica mistura de suspense e romance a autora conseguiu encantar pessoas das mais variadas idades, não só o público teen. Ao todo os números de unidades vendidas pelo mundo inteiro já passa dos 2 milhões e tem 3 continuações que já foram lançados nos Estados Unidos que são New Moon ou Lua Nova que tem seu lançamento previsto no Brasil para Outubro desse ano, Eclipse e o ultimo lançado recentemente e que já fenômeno de vendas Breaking Dawn além desses a autora confirmou o lançamento do livro narrado pelo vampiro Edward, o livro se chamará midnight Sun.


Na história conhecemos Isabella Swan ou Bella como ela gosta de ser chamada, uma adolescente que decide sair da ensolarada Phoenix para morar na chuvosa cidade de Forks no estado de Washington com seu pai Charlie, a fim de deixar sua mãe viajar com o namorado dela. Em seu primeiro dia de aula Bella consegue fazer algumas amizades e admiradores, isso até chegar à aula de biologia, quando se senta ao lado de Edward Cullen o garoto que prendeu sua atenção no intervalo por ter uma beleza inimaginável; Na aula Edward conserva uma atitude hostil e tenta se manter o mais longe possível. Bella e Edward acabam se apaixonando e depois de salvar inúmeras vezes a vida dela (ela parece a Lois Lane um ímã para os mais variados problemas) sempre de formas extraordinárias e estranhas ela acaba descobrindo o segredo de Edward que é um vampiro com mais de um século de existência. Mais que uma história de vampiros colegiais, o livro narra uma trama poderosa de primeiro amor. Por não se basear em convenções do gênero, Meyer desenvolve conceitos próprios sobre o mito dos vampiros, inclusive o que chama no romance de “vegetarianos”, ou seja, aqueles que evitam se alimentar de sangue humano. Em verdade, tentam evitar, pois boa parte das emoções defloradas ao longo da narrativa versa sobre o desejo de Edward morder sua amada, e de ela desejar ser mordida. Paralelamente, como não poderia deixar de ser, há todo um universo de criaturas demoníacas, de vampiros a lobisomens, e logo o amor da jovem adolescente é ameaçado por predadores implacáveis. Ainda assim, mesmo quando o horror e o suspense tomam conta, o foco se mantém nos sentimentos.


O livro foi recentemente adaptado para o cinema pela diretora Catherine Hardwicke (Aos Treze) [Photo]com Kristen Stewart (Isabella Swan) que participou do filme Na Natureza Selvagem do Sean Penn e foi protagonista do filme de terror Os Mensageiros e Robert Pattinson (Edward Cullen) que interpretou Cedrico Diggory no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo (será Karma??) no elenco, no Brasil a data de estréia está confirmada para o dia 25 de Dezembro, nada de almoço em familia, comendo franguinho, meu Natal esse ano vai ser sangrento e romântico.

Confira o Trailer do filme logo abaixo:




Para essa resenha pesquisei em vários sites que devo creditá-los aqui: StephenieMeyer.Com e o Omelete.Com.Br

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá somos da equipe do Blog dos Downloads e estamos aki pra agradecer sua visita.
Esperamos q volte sempre.

Abraços: Equipe Bueno Rocha

Elber M. Rock disse...

e aeewwwww ?!
pow...lendo assim por esse texto fica dificil imanigar pq raios compararam com harry potter!
mas gostei dessa coisa de vampiros q não viram pó à luz do dia (isso jah encheu o saco! hauha)

parabéns aew pelo blog q tah fodaço!